ESPETÁCULOS
Duração: 60 min | Indicação: LIVRE
FESTA! DOM QUIXOTE SONHADOR, SANCHO GOVERNADOR
O texto dramatúrgico, inspirado nos capítulos 30 ao 55, do clássico de Miguel de Cervantes, que trata da farsa que Duque e Duquesa orquestram para ser pregada à dupla, Dom Quixote e Sancho Pança, que é levada a acreditar que há um grande reconhecimento pelos seus serviços prestados à cavalaria andante. De tal forma que Sancho acredita que finalmente ganhou a ilha prometida no início do livro por Dom Quixote, mas antes de desfrutar do abundante banquete que só seria oferecido a um governador, este tem que resolver problemas do reino. E de fato os resolve com grande sabedoria. Tanto que seu falso reinado dura mais que o previsto porque além de divertir a todos, nobres e plebeus, governa com maestria promovendo bem-estar ao povo.
Direção: Roberto Rosa
Dramaturgia: Andreia de Almeida
Produção: Luciano Draetta
Elenco: Alejo Linares, Andreia de Almeida, Harlen Douglas Mendes Vieira, Luciano Draetta e Rafael dos Santos
Figurinos e Cenografia: Sol Perez
Cenotecnia: Alejo Linares
Trilha Sonora: Maurício de Oliveira Maas
Grupo artístico de resistência há mais de 25 anos, o Circo Navegador se dedica à construção de uma parte importante da cultura no Litoral Norte paulista. Conheça mais sobre o grupo pelo livro escrito por Alexandre Mate no link https://issuu.com/lucianodraetta/docs/0.capa_e_miolo_final_50_paginas.
O espetáculo de teatro de rua “Festa! Dom Quixote Sonhador, Sancho Governador”, dirigido por Roberto Rosa, com dramaturgia de Andreia de Almeida e produção de Luciano Draetta, estreou em fevereiro de 2024 com o Edital Proac Montagem de Espetáculo de Teatro. Realizamos apresentações nas cidades do litoral norte, em comunidades tracionais caiçara e povos originários.
Acompanhe a Agenda para saber mais.
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
BOA NOITE
Em um circo antigo e pobre, Surubim, um limpador de jaula, tenta fugir da opressão do dono do circo, e abandonar a vida de sofrimento, mas, com a promessa de que após uma Boa Noite de sono se tornará um aprendiz de artista, e na esperança da promoção ele se esforça para ter a tal “boa noite de sono”, porém, enfrenta todo tipo de dificuldades. Será que ele vence essa batalha?
Direção: Leonardo Garcia Gonçalves
Assistente de Direção: Alejo Linares
Dramaturgia e Atuação: Luciano Draetta
Cenografia e Figurinos: Isabel Galvanese
Trilha Sonora: Erickson Freitas
Técnico de som: Alejo Linares
Técnica de luz: Yamiel Ananda
Acompanhe nossa AGENDA
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
Duração: 60 min | Indicação: LIVRE
Duração: 60 min | Indicação: LIVRE
CIRQUIM DO SERAFIM
Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz, carrega na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres. Montam um cirquinho estilizado com a consciência que são apenas operários e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços. Trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, divertem a plateia com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.
Roteiro e Direção – Luciano Draetta
Figurino – Soledad Perez
Cenário – Uro Ferreira e Alejo Linares
Elenco – Alejo Linares e Luciano Draetta
Trilha Sonora – Fabricio Bonni
Produção – Michel Rodrigues
Técnico de som e luz – Valdinei Silva
Desde 2015 o espetáculo faz sucesso principalmente entre o público infantil, já se apresentou em diversas escolas da rede municipal e particular:
– de São Sebastião: no Abrigo de Criança, na Fundação Casa,
– nos SESCs: Catanduva, Santos, Itaquera, Prudente, Thermas e Taubaté
e participou dos eventos:
2015: Circuito Usiminas, Circuito Cultural Paulista, Figa Figurinha, Festival de Circo de Londrina, Projeto Palhaços de Todos os Tempos,
2016: Festival Espetaculim (Franca/SP), Criança é o Maior Barato (São José do Rio Preto/SP), Fundação Cassiano Ricardo (São José dos Campos)
2018: Projeto Arte por Toda Parte (São Sebastião/SP), Espaço Cultural Circo Navegador (São Sebastião/SP)
2019: Dança e Movimento (Ilhabela/SP)
Acompanhe a Agenda para saber mais.
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
QUIXOTES
Uma dupla de atores mambembes chega ao espaço cênico para contar a história do cavaleiro que acreditava poder consertar o mundo. Durante a narrativa confundem as aventuras e desventuras escritas por Cervantes com a própria trajetória de artistas que são. Assim como as personagens que representam, acreditam poder transformar o mundo.
Direção: Mário Bolognesi
Elenco: Andreia de Almeida e Luciano Draetta
Dramaturgia: Andreia de Almeida
Preparação Corporal e Danças Brasileiras: Beto Teixeira
Preparação Vocal e Cantos do Brasil: Juçara Marçal
Preparação Músico Corporal – Ritmos e Cantos do Coco: Lula Moreira e Cacau Arcoverde
Trilha Sonora Original: Mauricio Mass
Iluminação: Sérgio Soler
Técnico de Som: Gabriel Ferreira
Técnico de Luz: Alejo Linares
Produção Executiva: Rita Maria
Adereços: Cida Ferreira
Figurinos: Daniel Ortega e Acácio Abreu de Oliveira
Acompanhe a Agenda para saber mais.
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
Duração: 60 min | Indicação: 14 anos
NOTÍCIA PRA EMBRULHAR PEIXE
O Vendedor de Peixe lê o mundo por meio das notícias estampadas nas folhas de jornal, que são usadas pra embrulhar seu produto: o peixe. De maneira bastante ácida o personagem denúncia as mazelas da condição humana, a falência das instituições e a sociedade do controle. É um espetáculo provocativo, que estimula o empoderamento, a criação das autonomias e o desenvolvimento das potencialidades humanas.
O espetáculo recebeu o prêmio PROAC – EDITAL (montagem de espetáculos inéditos para cidade de menos de 500 mil habitantes), com o qual realizou as 1ª. temporada de 10 apresentações no teatro municipal de São Sebastião, espaço cultural Pés no chão – Ilhabela, espaço cultural Galpão das Artes – Ilhabela e teatro Mario Covas – Caraguatatuba. Com o patrocínio da Petrobras realizamos a nossa 2ª. temporada com mais 10 apresentações na região.
Participou em diversos festivais e instituições culturais:
2014: Mostra Caldeirão de Teatro, São Sebastião, Sesc Presidente Prudente, Sesc Thermas e Teatro Nos Parques.
2015: Teatro Leopoldo Froes (São Paulo), Espaço Cultural Circo Navegador (São Sebastião/SP)
2016: IV Encontro de Palhaços (Assis/SP), Oxandolá in Festa (Francisco Morato/SP), 10ª Mostra de Teatro São Miguel Paulista
2017: Espaço Cultural Circo Navegador (São Sebastião/SP)
2018: 6º Festival de Inverno do Teatro Garagem Fuscalhaço (São Bento do Sapucai/SP)
Direção: Roberto Rosa
Dramaturgia: Luciano Draetta e Roberto Rosa
Elenco: Luciano Draetta
Preparação corporal: Renata Lemes
Preparação de Yoga: Sun Vaz
Preparação de Manipulação de Bonecos: João Araújo
Preparação de Mímica: Alejo Linares e Victor Seixas
Trilha Sonora: Maurício Maas
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Perucas: Emi Sato
ToyArts: Márcio Fidelis
Cenografia: Adriano Cruz e Aloha móveis
Técnico de som: Alejo Linares
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
OM CO TÔ? QUEM CO SÔ? PROM CO VÔ?
Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um show circense, misturando o clássico e o contemporâneo, em criações próprias, que se equilibram entre o deboche e a elegância.
“Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?” – TRANSFORMANDO OS ESPAÇOS E O TEMPO EM POESIA é um espetáculo criado em 2007, que já foi apresentado no Chile e Argentina, além de várias turnês pelo Brasil, e recebeu muitos prêmios de instituições estaduais, federais e internacionais. Graças a muita dedicação, obtivemos grande êxito fazendo rir públicos de todo o mundo, com a graça e o raciocínio do palhaço genuinamente brasileiro, que é capaz de encantar com sua ingenuidade e perspicácia e provocar o espectador com seu humor “ácido”.
Na turnê América do Sul – 2009 (Argentina e Chile) podemos contabilizar: 7 cidades, 10 apresentações e 1 prêmio de reconhecimento pelo mérito do espetáculo e dos artistas Luciano Draetta e Gabriel Draetta do Circo Navegador, no Festival Ibero-Americano de Teatro de Mar Del Plata – Argentina.
Chilenos, argentinos e turistas do mundo todo deliciaram-se com um pouquinho da graça brasileira. O espetáculo “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?”, foi convidado para a turnê que, em dezembro de 2009, passou pelas cidades: Mar Del Plata, Córdoba, El Brete e Buenos Aires na Argentina e Santiago, Valparaiso e San Pedro de Atacama no Chile. A principal conquista foi a comunicabilidade em outra língua. Graças a muita dedicação, obtivemos grande êxito fazendo rir públicos de todo o mundo, com a graça e o raciocínio do palhaço genuinamente brasileiro, que é capaz de encantar com sua ingenuidade e perspicácia e provocar o espectador com seu humor “ácido”.
O longo histórico do espetáculo tem início em janeiro de 2007, nas ruas de São Sebastião – SP.
Atualmente já conta com mais de 270 apresentações em Sescs, Prefeituras, Festivais, Centros Culturais etc, entre eles destacam-se: Espaço Veja São Paulo – Ilhabela 2010, II Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo, FILO – Festival Internacional de Londrina, Mostra de Teatro Infantil do Litoral Paulista, Mostra Lino Rojas de Teatro de Rua, Festival de Teatro de Resende, Festival de Teatro de Florianópolis, Festival de Teatro das Agulhas Negras, Festival de Inverno de Cunha, Festival de Teatro de Rua de Barueri, Festivale, Festival de Teatro Infantil de Vinhedo, Mostra Estadual de Teatro de Rua – FESTA – Santos, Extrema Mostra de Teatro – Extrema – MG, Mostra de Teatro Infantil do Shopping Ibirapuera, CBB – Centro Cultural Banco do Brasil, APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte (Araras e Campos do Jordão), Sescs (Bauru, Catanduva, Sorocaba, Rio Preto, Santo Amaro, Pinheiros e Carmo), Shopping Boa Vista, Casas do Circo, Instituto Pombas Urbanas, Palhaçaria Paulista, Panorama Paulista de Circo, Virada Cultural, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Projeto Terra Deusa – Boiçucanga, Projeto Teatro a Bordo, Prefeitura de Tupã, etc.
Concepção, Roteiro e Direção – Luciano Draetta
Elenco – Luciano Draetta e Gabriel Draetta
Trilha Sonora – Maurício Mass
Figurinos – Soledad Perez e Ana Paula Santos
Produção – Circo Navegador
Técnico de som e luz – Edson Augusto e André Teles
Faça download do documento clicando AQUI.
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
Duração: 60 min | Indicação: LIVRE
Duração: 60 min | Indicação: LIVRE
BANCICLETA E OS PALHAÇOS QUASE MÚSICOS
Palhaços e música sempre combinaram muito bem, no espetáculo “Bancicleta e os Palhaços QUASE Músicos” essa mistura traz a tradição e a contemporaneidade muito bem misturadas, com palhaçada típica dos circos brasileiros e a invenção de instrumentos que aguçam a curiosidade dos expectadores. As engenhocas e “palhacices” sempre surpreenderam as plateias! Imagine um objeto sonoro muito instigante, uma geringonça que causa curiosidade, pois, produz música ao ser pedalada.
Nunca ouviu falar? Simples: um veículo altamente desenvolvido, não poluente e poético. Ao pedalar instrumentos de percussão (bumbo e chimbau) são acionados automaticamente e a música vai surgindo e encantando pela criatividade. E para completar dois palhaços excêntricos musicais: Firuliro e Linfunfiro tocam as melodias com escaleta, flautas doce, transversal, serrote, entre outras maluquices.
Roteiro e Direção – Luciano Draetta
Elenco – Luciano Draetta e Alejo Linares
Figurinos – Soledad Perez
Produção – Circo Navegador
Iluminação – Valdinei Silva
A Bancicleta foi criada em 2007 nas comemorações dos 10 anos do Circo Navegador e agora, em 2017 revisitamos essa engenharia artística que promove a arte e a criatividades. Os palhaços tem a missão de reinventar o mundo por uma ótica possível. Diante de tantas aberrações que se apresentam nessa trajetória que chamamos de vida, só uma pitada de excentricidade e uma visão crítica que ri de si mesmo, é capaz de dar o oxigênio para seguirmos nessa caminhada.
Apenas no seu 1º ano de vida, o espetáculo já participou de um importante projeto com a prefeitura de São Sebastião, no qual eram apresentados gratuitamente espetáculos nos praças de todos os bairro da cidades; participou do Festival Litoral Encena (em Caraguatatuba/SP) além de ter se apresentado nos Sescs Santos, Bauru, Registro e São José dos Campos e no Festival Eu riso (Fernandópolis/SP) em 2018.
Este espetáculo está disponível para contratação.
Mande um e-mail para nossa produção e saiba como:
Gostou de nossos espetáculos?
Siga nosso canal do Yotube e assista muitos outros conteúdos!