Circo Navegador recebe prêmio internacional


Circo Navegador recebe prêmios nacionais e internacionais para programação 2019
 
O prêmio Iberescena financia o Felino Festival de Artes do Litoral Norte que reunirá espetáculos do Chile, Argentina, Colômbia e Espanha
 
 
            O Circo Navegador foi contemplado por dois editais que vão garantir a programação do Espaço Cultural e a realização de um festival de artes nas quatro cidades do Litoral Norte. Os prêmios são o Programa de Ação Cultural (ProAC) para a manutenção de espaços artísticos e culturais e o Iberescena para realização de festivais. A programação do festival será ampliada pela parceria com a Associação Felino que foi reconhecida como Ponto de Cultura e recebeu prêmio financeiro que será investido no evento.
A programação do espaço será composta por shows musicais como: Juçara Marçal, Doralyce, Luiz Perequê, Moreno Overá, Ieda Terra e Grupo Cantamar, além de espetáculo de teatro, cineclube, oficinas formativas de mímica, circo, teatro, contação de história, café com poesia, saraus, roda de conversa filosofando e bicicletada.
Está previsto para o mês de maio o FELINO – Festival de Artes do Litoral Norte, que foi premiado pelo programa Iberescena e no qual as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba receberão espetáculos de música e teatro de grupos nacionais e internacionais da Espanha, Chile, Colombia e Argentina. 
Os projetos visam a democratização do acesso a cultura, a produção de subjetividades, a sensibilização e formação de público para a cultura e arte e a articulação dos saberes e práticas da cultura popular com as estéticas contemporâneas.
A programação do Espaço Cultural Circo Navegador reúne diferentes linguagens artísticas: circo, teatro, literatura, música, dança, cinema e fotografia. De acordo com o diretor artístico, Luciano Draetta: “Acreditamos que as artes vão muito além da opção estética, elas são uma opção política, um modo de refletir sobre o mundo e as relações humanas. Com esse claro posicionamento propomos um espaço democrático e com grande poder de interação nas várias camadas da sociedade, capaz de agregar artistas, estudantes, produtores, educadores, ativistas, pensadores e público em geral, tendo as artes como uma potente ferramenta de luta e sensibilização no campo simbólico”.
A programação do Espaço Cultural Circo Navegador e do Festival Felino estarão disponíveis no site www.circonavegador.com.br e nas redes sociais facebook/circonavegador e @circonavegador.
 
 
O Circo Navegador
Os prêmios recebidos pelo Circo Navegador e empregados no Litoral Norte já somam 900 mil Reais entre 2005 e 2018. Todo esse recurso foi empregado em projetos artísticos e culturais com a perspectiva de ampliação das possibilidades de acesso aos bens culturais por toda a população. Nossa atuação na cidade de São Sebastião se estende desde 2002, nesses 16 anos desenvolvemos inúmeras atividades, entre elas, um festival de teatro de rua, no ano de 2004, que reuniu 8.500 pessoas. Em 2007 ocupamos um terreno em contrato de comodato e mantivemos uma lona de circo com aulas e espetáculos, entre 2008 e 2013 nossa sede estava montada em uma casa com sala de ensaio e escritório e o equipamento aéreo de treinamento de circo funcionava no quintal. Em 2014 passamos a ocupar o galpão atual que além de atender todas as demandas do grupo, alcançou o status de Espaço Cultural Independente com um teatro pra até 70 pessoas. Nos últimos 4 anos alcançamos um público de 5.399 pessoas em 180 atividades: apresentações, oficinas, cineclube, debates, seminários, lançamentos de livros, exposições e gravações de web.
 A principal característica do espaço é: “feito a mão”, todos os cantos tem algo de especial a partir da mistura da tradição com tecnologia, do artesanal com o industrial, do amador com o profissional e do rústico com o moderno. A população sebastianense está convidada a participar das atividades do espaço a partir de janeiro de 2019.
 


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.