Andreia de Almeida


Andréia de Almeida - Atriz, Dramaturga e Diretora Teatral
Formada em Artes Cênicas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Escola Livre de Teatro de Santo André (1992). Foi aluna do Circo Escola Picadeiro. Aprofundou seus estudos e investigações junto a escolas e grupos europeus como Odin Teatro, Compagnia per la Ricerca Teatrale di Pontedera e Tascabile di Bergamo.
Atualmente é coordenadora artística do Quixote Espaço Comunitário de Cultura e integra o núcleo artístico do Circo Navegador desde 2004.
Com o espetáculo “Quixotes” (atriz e dramaturga) realizou: Temporada no Teatro de Arena Eugênio Kusnet (2011); Circuito Cultural Paulista da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2010); Projeto Metrô (2010); Seminário Internacional sobre Cultura Quixotesca: Educação e Transformação Social  (2010), juntamente com Dr. André Gaiarsa, Prof. Dra. Maria Augusta da Costa Vieira, Auro Danny Lescher e do cervantista espanhol Rogelio Miñana (Mounta Holyoke College-USA) entre outros; Projeto Teatro nos Parques (2009 e 2011);  Projeto Palhaços de Todos os Tempos (2005 e 2006); além de diversas comemorações pelo quarto centenário da publicação da obra prima de Miguel de Cervantes.
Espetáculos que dirigiu: Reminiscências (2010) Cia Teatro de Origem, “SAF! De Quem é a Culpa?” (2009) Rede Cultural Beija Flor, financiado pela CARF Brasil; “De Romeu e Julieta Todo Mundo tem um Pouco” (2008) e Relíquias de Histórias (2005) Cia Pão com Mortadela estes últimos oriundos de oficinas do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo; Kessa Rosa (2002) monólogo com Marcelo Giannini; O Príncipe (1998) monólogo com Carlos Lotto e “Anjos na Praça” (1998) também assina a dramaturgia escrita sob orientação de Luiz Alberto de Abreu.
Atuação como atriz nos espetáculos: “Albatri” e “Alla Luna”, direção Renzo Vescovi, Teatro Tascabile di Bergamo; “A História de Layla e Majnum”, direção Jean Pierre Kaletrianos; “A Tempestade”, direção Cida Almeida; "Tem Café no Bule" e "Acácias", direção Jairo Matos; "Movido a Feijão", "O Ó da Viagem" e "Antigo 1850", direção de Pedro Pires, Cia do Feijão; "Quixotes", direção Mario Bolognesi, Circo Navegador; entre outros.
Espetáculos de Dança Contemporânea dirigidos por Luis Ferron: "Muribeca”, "Conhecendo a Dança", "Buraco no Asfalto" e "Fragmentos". Foi membro do Manjarra, (2004 a 2010) grupo de cultura popular e danças brasileiras especializado na brincadeira do “Cavalo Marinho”. Atuou no Gran Circo Norte Americano (1996).
Foi responsável pela organização das oficinas de artes cênicas do Circo Navegador no projeto “Palhaços de Todos os Tempos”, contemplado pela lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo em 2006. Na Prefeitura de Santo André coordenou os grupos de teatro do departamento "Cidade Futuro" (2002 a 2003); colaborou nos processos de idealização e implantação da Escola Livre de Dança (2002 a 2004); assim como do projeto "Andrezinho Cidadão" (1996 a 1998).
Em 2004 produziu o CD Reencantando a Cidade que registra 10 anos de trabalhos que dirigiu no grande ABC promovendo um retrato cultural da região.
Em 2008 colaborou na pesquisa e produção do documentário “The Madeira River: Life Before the Dams” dirigido por David Reeks realizando performances com sua palhaça Dona Rosinha em comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas na floresta Amazônica.
Trabalhou nos projetos “Fabricas de Cultura” (2009) como assistente de direção e “Ademar Guerra” (2010) como artista orientadora, ambos da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Como membro do Circo Navegador foi reconhecida pelos seguintes prêmios:
2005/2006 - Programa de Fomento ao Teatro do Município de São Paulo, com o Projeto Palhaços de Todos os Tempos;
2005 -Temporada do Circo Navegador no Centro Cultural São Paulo, com os espetáculos “Quixotes”, “Lavou Ta Novo” e “No Olho da Rua”;
2006 – Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Teatro de Pindamonhangaba;
2006 - Prêmio Funarte – Estímulo ao Circo para turnê Litoral Norte, do Circo Navegador;
2010/ 2011 - Prêmio Funarte de Ocupação da Sala Eugênio Kusnet, temporada do espetáculo “Quixotes”.


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.