Oficina O Riso em Santos

Data: 24/07/2018
Horario: 18:00
Local: Cadeia Velha - Santos/SP (Praça dos Andradas, s/n)

Preço: Grátis




 
Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pela oficina Pagu, em Santos. Entre as oficinas, Luciano Draetta – Mestre da palhaçaria do tradicional circo brasileiro, fará provocações quanto à pesquisa do palhaço de circo, sua história e suas práticas na oficina O Riso – Técnica para Criação de Palhaços que acontecerá a partir do dia 24 de julho, em 6 aulas, de terça a quinta, as 18h na Cadeia Velha (Praça dos Andradas, s/n, Santos).
As inscrições presenciais podem ser feitas no Cais Milton Teixeira em horário comercial, ou pelo site www.egov.santos.sp.gov.br/fabricacultural
 
Sobre a oficina
A oficina provoca nos participantes o interesse pelo palhaço de circo, sua história e suas práticas, compartilhando técnicas de: consciência corporal, jogos de palhaço, gestualidade para picadeiro e rua e construção de personagem.
A prática do palhaço não se resume a repetição das “velhas e boas” fórmulas, mas acima de tudo, nos possibilita uma pesquisa profunda a cerca da sua capacidade de transgressão e sua função de denúncia diante dos absurdos da existência.
O palhaço tem duas funções impreteríveis: denúncia e aceite. Apresentando-se de forma poética ele denúncia algumas questões que induzem o expectador a identificar suas inquietações, e por meio do riso possibilita o entendimento e em seguida o aceite da condição humana.
 
Sobre Luciano Draetta
O facilitador Luciano Draetta é reconhecido como Mestre da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura (edição Leandro Gomes de Barros, 2017), palhaço, ator, autor e diretor de espetáculos de circo e teatro. Atua profissionalmente desde 1.992 e tem uma formação diversificada que vai do circo ao teatro. Como palhaço representou o Brasil em turnê pela América do Sul, sendo reconhecido pelo mérito do trabalho artístico no Festival Ibero-Americano de Mar Del Plata – Argentina. Desde 1997, tem sido reconhecido e premiado pela atuação com o Circo Navegador e o Palhaço Surubim.

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.