Espaço Cultural

Espaço Cultural Circo Navegador
R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826 - Vila Amélia - São Sebastião
TELEFONE: 3892-2589

O Espaço Cultural Circo Navegador está sediado na cidade de São Sebastião, Litoral Norte do Estado de São Paulo e é gerido de forma autônoma e colaborativa por artistas e “cultureiros” da sociedade civil. Nessa cidade vivem cerca de 89 mil pessoas distribuídas em mais de 100 km de costa, que tem muito acesso às ofertas de cultura de massa distribuída largamente pelos meios digitais e poucas opções que fortaleçam a identidade regional e brasileira.
Há 17 anos atuamos ativamente na cidade e já mantivemos nossa sede em vários bairros e formatos: lona de circo, sala de ensaio e aulas, nos últimos quatro anos mantemos um teatro de 70 lugares. Já é um espaço consagrado na cidade, com público cativo, que se propõe a cumprir a função de fruição cultural na perspectiva do interesse público e social e manter atividades culturais de resistência que propiciem o desenvolvimento humano por meio das subjetividades.
Esse projeto visa a democratização do acesso a cultura, a produção de subjetividades, a sensibilização e formação de público para a cultura e arte e a articulação dos saberes e práticas da cultura popular com as estéticas contemporâneas. As diferentes linguagens artísticas: circo, teatro, literatura, música, dança, cinema e fotografia, compõem o cardápio do espaço e são pensadas nas frentes: produção, formação e difusão.
Nossa resistência a cultura de massa, a hegemonia e a padronização, se dá por meio de ações artísticas inclusivas e provocativas. Acreditamos que as artes vão muito além da opção estética, elas são uma opção política, um modo de refletir sobre o mundo e as relações humanas. Com esse claro posicionamento, propomos um espaço democrático e com grande poder de interação nas várias camadas da sociedade, capaz de agregar artistas, estudantes, produtores, educadores, ativistas, pensadores e público em geral, tendo as artes como uma potente ferramenta de luta, sensibilização no campo simbólico.
Em 2018 o espaço teve grandes conquistas: ganhamos o prêmio de doação de equipamento de iluminação da Funarte e agora contamos com 50 refletores (elipso, pc, Fresnel, par e set light). Ainda em 2019 implantaremos a pracinha (parklet) em frente o espaço ocupando as vagas de estacionamento promovendo cidadania, convivência e atividades comunitárias voluntárias.

Fotos: Rafael Alves e arquivo Circo Navegador


Galeria de Fotos

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.