(12) 2101-8249
(12) 2101-8249
Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 - Vila Amélia
São Sebastião - SP

Espaços Culturais no Litoral Norte

16/03/2022 273

O Litoral Norte se destaca por tantas iniciativas artísticas e atividades culturais. Temos o prazer de apresentar os principais espaços culturais com atividades regulares nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Trata-se de iniciativas independentes que constroem a cultura de “baixo pra cima” a partir da legitimidade de artistas e produtores que se dispõem a cultivar, regar, ver brotar, florescer e frutificar a arte com características comunitárias e sociais.


Ilhabela

Espaço Cultural Pés no Chão, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2001 na cidade de Ilhabela/SP.

Realizou diversos projetos premiados e reconhecidos por instituições privadas e governamentais. Atende principalmente o público infanto-juvenil utilizando linguagens artísticas que favorecem o desenvolvimento do protagonismo. Conheça mais no Instagram e Facebook 


São Sebastião - Centro

Espaço Cultural Circo Navegador inaugurado em 2014 é um teatro, cinema e núcleo de pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos de circo e teatro.

O espaço foi reconhecido como Ponto de Cultura, Lei Cultura Viva, pelo Ministério da Cultura. Por lá já passaram grandes artistas como: Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Doralyce, Bia Ferreira, Lenna Bahule, Luedji Lunna, Mestre Lumumba, Luiz Perequê, Moreno Overá e Ieda Terra, entre outros. 

Conheça mais no Instagram , Facebook e Youtube 


São Sebastião - Centro

Casa Brasileira

A CASA BRASILEIRA  é o centro de cultura, arte e gastronomia do Instituto MPUMALANGA, organização da sociedade civil que atua com projetos educacionais. Foi inaugurada em dezembro de 2017 no imóvel tombado pelo Condephaat no n* 80 da Rua da Praia, centro histórico de São Sebastião-SP.  Declarado como Ponto de Cultura, a Casa Brasileira reúne diferentes expressões culturais das nossas matrizes identitárias e  promove experiências críticas e criativas por meio da cultura e da arte, com cursos, oficinas, pesquisas, projetos educacionais e ambientais, produção audiovisual, pesquisas em memória, exposições artísticas e mostras culturais, eventos literários e musicais e a gastronomia associada à cultura.  

Conheça mais no site oficial e Facebook 



São Sebastião - bairro São Francisco

A artista Cida Ivanov foi apresentada à Cerâmica do São Francisco em um Curso com Da. Adélia Barsotti no ano 2001. Ficou encantada com a história e seguiu criando, produzindo e ensinando essa riqueza da cultura caiçara em seu atelier com produtos, vivências e cursos.

A cerâmica utilitária no Bairro São Francisco de São Sebastião, SP vem sendo produzida desde a época dos indígenas quando os mesmos ocupavam a região. 

Conheça mais no Instagram e Facebook 


São Sebastião -  Boiçucanga

Kaaysa art residency

KAAYSÁ é uma residência artística multidisciplinar localizada na mata Atlântica em São Sebastião, Brasil, fundada por Lourdina jean Rabieh em 2017.

Conheça mais no Instagram, site oficial e Facebook 


São Sebastião -  Boiçucanga

Escambau

o ESCAMBAU é um espaço intencional, sustentável e autônomo, que tem por objetivo promover atividades que permitam, por meio da arte e da cultura, tocar, transformar e integrar a vida das pessoas. 

Conheça mais no Instagram e Facebook 


São Sebastião -  Boiçucanga

Espaço Amor

Ateliê de arte botânica da artista visual @yaramaral7 em murais, prints, camisetas, estamparia, papel de parede, Lamb - Lamb, pintura, gravura e ilustração + catcafé + coworking.

Conheça mais no Instagram e Facebook 


São Sebastião -  Boiçucanga

Batalha Do Verso

A Batalha do Verso é uma roda cultural que acontece todo primeiro sábado de cada mês na pista de skate de Boiçucanga Litoral Norte de SP. No evento apresentam-se 16 Mc's. Mic Aberto para pocket shows e declamações de poesias.

Conheça mais no Instagram e Facebook 


São Sebastião -  Boiçucanga

Sarau Suburbano Litoral Norte

O Sarau Suburbano acontece, mensalmente em São Paulo desde 2010, no Bar Sol y Sombra.

E em São Sebastião, Litoral Norte - SP, desde 2015 no Bar da Praia Boiçucanga. 

O escritor Alessandro Buzo é o idealizador e apresentador.

Conheça mais no Instagram e Facebook


Caraguatatuba -  bairro Jardim Gaivotas


Ponto de Cultura Oficina de Arte Mestre Joca

Reconhecido pelo prêmio Mestres da Cultura Popular (2017) por seu trabalho sustentável com a fibra de taboa, o Mestre Joca tem em sua oficina um espaço de visibilidade para artistas e artesãos do Litoral Norte. 

O Ponto de Cultura certificado pelo então Ministério da Cultura promove a troca de ideias, o compartilhamento das técnicas de produção em oficinas e a venda de artesanatos. 

Localizado no Jardim Gaivotas, na periferia de Caraguatatuba, a oficina atende especialmente ao bairro carente de recursos financeiros, sociais e culturais. 

Conheça mais em Facebook e Instagram

Ubatuba - bairro Enseada


Ponto de Cultura Ciranda Caiçara

O espaço cultural Ciranda Caiçara, foi construído seguindo os fundamentos do modo de construir caiçara, o pau-a-pique com mutirão de mão de obra voluntária.

Além das oficinas de toques de Rabeca e Machete, promove ainda oficinas de construção de Rabecas, viola caicara e machete, restauração de canoa caiçara e placas entalhadas em madeira. Desenvolve ações para a divulgação da cultura caiçara em Ubatuba, para pessoas de todas as idades.

Conheça mais no Facebook e Instagram


#Cultura #Teatro #Circo #Música #Cinema #LitoralNorte #CircoNavegador #CulturaSP #Proac2021