Oficinas Compartilhamento de Saberes

O Circo Navegador, em comemoração aos seus 25 anos de vida e está oferecendo diversas oficinas de Compartilhamento de Saberes com alguns dos profissionais que atuaram na construção do espetáculo inédito Boa Noite.

Nos dias 16, 23 e 30/03 das 19h às 21h acontecerá a oficina de mímica. A atividade provocará os participantes a ampliarem sua auto expressão, mediante técnicas de consciência corporal, abordando arquétipos de posturas corporais que ajudam os artistas a exporem, de forma mais clara, os contextos de seus personagens. Será ministrada por Alejo Linares, artista do Circo Navegador, que é argentino radicado no Brasil desde 1992. Teve sua formação artística em escolas de teatro de Buenos Aires, além de formações posteriores no Brasil. 

 

Para aqueles que querem conhecer ou se aprimorar na arte do palhaço, o Circo Navegador irá realizar, nos dias 21 e 28/03 das 19h às 21h, uma oficina que irá introduzir os participantes nessa modalidade, além de contar a história e práticas da palhaçaria. Ministrada por Luciano Draetta, diretor do Circo Navegador e Mestre de Cultura Popular, a atividade oferecerá técnicas de consciência corporal, jogos de palhaço, gestualidade para picadeiro e rua e construção de personagem.

 

O Circo Navegador também oferecerá a oficina de trilha sonora no dia 20/03, das 19h às 21h. O músico Erickson Freitas irá propor o contato dos participantes com as principais etapas do processo de criação e gravação de trilhas sonoras, usando princípios básicos que podem ser adaptados aos recursos disponíveis e às necessidades de cada projeto. Erickson Freitas, natural de Lorena SP, é músico com formação em violão e guitarra popular, multi-instrumentista autodidata em diversos instrumentos, compositor, arranjador e aventureiro na área de produção musical e de trilhas sonoras para shows e espetáculos. Foi Guitarrista da OssoBanda de 2015 a 2021, onde junto da banda passou por diversos palcos e espaços de cultura importantes como SESCS, Livraria Cultura, CCSP, MIS SP, festivais, rádio, programas de TV, dentro e fora do estado de São Paulo, e também realizou a gravação de um álbum com 11 faixas, contribuindo com algumas composições, na formação dos arranjos de todas as faixas, e com gravações de vozes, violão e guitarra.

 

Já no dia 24/03, das 19h às 21h, acontece a oficina de cenografia. Comandada por Isabel Galvanese, artista visual, ceramista e ilustradora de São Sebastião, a atividade irá promover uma conversa aberta sobre traduzir uma cena teatral por meio do desenho cênico e a prática da construção cenográfica. 

 

Cada uma das oficinas terá 20 vagas. O público alvo são palhaços, circenses, atores, bailarinos, cenógrafos, desenhistas, DJ’s, músicos e outros artistas que já tenham passado por processos de iniciação artística, com idade superior a 14 anos. Os interessados podem se inscrever por este link