Programação de março: Espaço Cultural Circo Navegador


Espaço Cultural Circo Navegador oferece espetáculos, oficinas e web série
 
A programação de março está recheada com espetáculos de música e teatro, oficinas de mímica, dança e audiovisual, além da gravação da web série Lab Ideias
 
O grupo Circo Navegador recebeu o prêmio de manutenção de espaços culturais “Território das Arte” do PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, o que assegura a programação do Espaço Cultural até o mês de junho. Serão realizadas apresentações de artistas do Brasil e exterior, que compõem um panorama das vanguardas culturais, com grupos da Espanha, Itália, Moçambique, Curitiba e São Paulo.
Depois do sucesso da reinauguração, o Espaço Cultural Circo Navegador traz uma programação cheia de novidades para o mês de março. O bom gosto, já na fachada do espaço, surpreende os visitantes, que ao entrarem no foyer do teatro se encantam com uma mistura do tradicional com a tecnologia. As artes se entrelaçam e as pessoas encontram a exposição de fotografias da Nicia Gueriero, uma mini biblioteca com livros de arte, gente interessante, muito bom papo, cerveja, água e “comindinhas”, tudo isso antes de assistir à uma programação de espetáculos incríveis de música e teatro.
A programação de março começa na quinta-feira, dia 09 às 20h com a gravação da web série “Lab Ideias” com o tema “Preconceito”, no sábado dia 11 às 20h o premiado grupo Caravan Maschera apresentará o espetáculo de teatro “Vidas Secas” e no sábado dia 25 às 20h, o show musical com o duo Camará. As atividades do espaço tem ingressos a R$20,00 e as reservas podem ser feitas pelo telefone 12-3893-1049 ou 12-98173-4402.
 
No foyer do espaço o público se surpreenderá com a EXPOSIÇÃO DE FOTOS “PASSARINHOS NO QUINTAL”: A fotógrafa “Nicia Guerriero” fotografou 15 espécies de passarinhos que visitam seu quintal, a 300 metros do mar de Boiçucanga e outros 300 da mata da Serra do Mar, na Costa Sul de São Sebastião.
 
A programação inclui ainda três oficinas gratuitas. As inscrições estão disponíveis em https://goo.gl/forms/Yy26MGSIo9rEtq1S. Seguem as descrições das oficinas:
 
Capacitação em Audiovisual com Paulo Alberton, dias 2,16 e 30 de março das 19 as 21 horas.
Serão 8 aulas, entre março e junho, com elementos teóricos sobre ética, estética, linguagem e representação no audiovisual, além da introdução de aspectos práticos da captação e edição de imagens.
A atividade será orientada pelo documentarias Paulo Alberton doutor em “comunicação em artes” pela “Western Sydney University” e mestre em “direção de documentários” pela “Australian Film Television and Radio School” (AFTRS), ambas na Austrália.
 
Mímica com Victor de Seixas, de 13 a 17 de março das 14 as 16 horas.
A Oficina tem como objetivo auxiliar o participante a experimentar novas possibilidades de criação através das ações corporais, pelo treinamento e o estudo das possíveis subjetividades aplicadas a ação, buscamos aumentar a conscientização do corpo em cena, a criação de narrativas corporais complexas e não-coreográficas, vivas e repletas de sentido.
O mediador é Victor de Seixas mestrando em Pedagogia Teatral e membro do grupo de estudos da Pós Graduação CEPECA pela USP, desde 1992 pesquisa linguagens relativas ao teatro físico, dança e mímica, estudou na International School of corporeal Mime (UK), School of Physical theatre (UK), Dance Research Studio (UK), entre outras, coordenou o Projeto Mímicas, organizando a Mostra de Mímica Contemporânea e dirige o Núcleo Angatu na cidade de São Paulo, ministrando cursos, palestras e apresentando espetáculos.
 
Contato Improvisação com Iris Fioreli, de 29 a 31 de março de 19 as 22 horas.
Um convite à compartilhar elementos da técnica de movimento e consciência corporal. A oficina visa acordar o corpo com exercícios e estímulos, potencializando a presença e a capacidade de improvisar e jogar de forma poética.
A facilitadora Iris Fiorelli é formada em Hatha Yoga em Barcelona, 2002 e em Dança Inclusiva para crianças, Buenos Aires, 2009.  Coorganiza junto a Ana Alonso e Panmela Ribeiro o Festival de Contato Improvisação “Transformando pela Prática” que ocorre na Gamboa-SC há oito anos.
 
Descrição dos espetáculos
“Vidas Secas” é o espetáculo teatral do grupo “Caravan Maschera” de Atibaia, São Paulo que traz à de Graciliano Ramos a potencia imagética construída com o teatro de animação. O espetáculo estabelece um diálogo entre o conteúdo literário e os signos teatrais, por meio de bonecos, imagens, fotografias, vídeos, sons, ritmos e depoimentos colhidos em zonas rurais e em comunidades quilombolas.
 
O Duo “CAMARÁ” apresenta o show “BONSAI” e estabelece definitivamente sua proposta abrangente e múltipla dentro da nova música popular brasileira. Neste álbum, Victor Cremasco (voz) e Raphael Amoroso (violão) navegam por um mosaico de ritmos, entre a cadência dramática do samba, a elegância da bossa e a delicadeza da valsa.
“Bonsai”, faixa que dá nome ao trabalho, dá também sua direção temática, que gira em torno da presença e força do tempo na arquitetura da vida e das canções. Nela, o escritor angolano José Eduardo Agualusa (autor dos romances Barroco Tropical e Teoria Geral do Esquecimento) assina e recita o poema original.
 
 
O que é Lab Ideias?
“Lab Ideias – Discussões Horizontais” é uma web série com programas de aproximadamente 30 minutos exibidos pelo YouTube com a finalidade de potencializar e dar protagonismo aos atores sociais que podem impactar na construção de uma sociedade mais ética. O programa é um espaço de diálogo que tem por princípio ser democrático, inclusivo e horizontal com a finalidade de aquecimento de redes e interação entre as pessoas, suas representações e instituições.
Em março ocorrerá a gravação do episódio “Preconceito”. A roda de discussão convida moradores de toda a região para tratar de um tema tão importante que afeta diretamente as relações entre as pessoas e a construção das relações sociais. Os interessados em participar devem preencher o formulário disponível no site www.circonavegador.com.br.
 
Um pouco mais sobre o projeto “Circo Navegador 20 anos – Proac Tearritório das Artes”
O projeto ocorre de fevereiro a julho e reúne 24 atividades: 2 shows musicais, 6 espetáculos de teatro, 6 oficinas (música, circo, teatro, teatro de animação, vídeo), 4 gravação da web série “Lab Ideias” e 6 apresentações de teatro de rua nos bairros do Itatinga, Jaraguá e Vila Sahy.
Com uma atuação de destaque na região o grupo foi reconhecido com vários prêmios concedidos pelo governo federal e estadual, e esses recursos foram transformados em arte e cultura de primeira qualidade e distribuídos gratuitamente ou a preços populares. “Temos muita satisfação de, mais uma vez, poder reverter à população os recursos conquistados com edital do PROAC. A população merece todo o nosso empenho na democratização dos bens culturais e também deve sentir-se privilegiada pela conquista do Circo Navegador que traz a São Sebastião o prêmio com uma programação muito especial, que contribui na potencialização da sociedade e estimula o desenvolvimento da subjetividade e sensibilidade dos participantes.” Afirma o diretor artístico do projeto Luciano Draetta.
Desde a fundação do grupo Circo Navegador, na cidade de São Paulo em 1997, foram 20 anos dedicados a criação, produção e pesquisa de linguagens de circo e teatro. Atualmente sediado na cidade de São Sebastião, o grupo mantem o Espaço Cultural Circo Navegador, que funciona como centro cultural e destina-se a múltiplas funções: sala de ensaio, sala de aula, sala de espetáculo (com arquibancada para 50 pessoas, iluminação cênica e sonorização), biblioteca, videoteca, atelier de confecção e depósito de cenários e figurinos e escritório de administração e produção. Venham nos visitar.
 
SERVIÇO
Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826 - Vila Amélia - São Sebastião
Ingressos: R$20
 
Data: 09 de março 20h
Gravação da web série “Lab Ideias” – episódio “Preconceito”
 
Data: 11 de março 20h
Espetáculo de Teatro: “Vidas Secas” com o grupo Caravan Maschera
 
Data: 25 de março 20h
Música – Duo Camará
 
Reservas e informações: 12-3892-2589 ou 12-98173-4402
www.circonavegador.com.br - www.facebook.com/CircoNavegador
 


Galeria de Fotos

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.