CIRQUIM DO SERAFIM



Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres. Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros, da lona, que são coloridos com fitas de cetim e pequenas lâmpadas. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços.
A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.
Essas cenas clássicas nos encantam pela capacidade de síntese. Elas estão intimamente ligadas ao inconsciente coletivo e possibilitam uma grande identidade com pessoas de todas as idades e origens, por sua relação arquetípica de tensões entre o opressor e o oprimido, entre o desejo e a realização, e acima de tudo, nos dão a possibilidade de perceber algumas nuance da existência humana por meio do palhaço, que é incapaz de cumprir rigorosamente a trajetória do herói, mas alcança os seus objetivos pela astúcia, sorte, poética e sensibilidade.
Os palhaços conduzem os adultos às memórias dos melhores momentos do circo e envolvem as crianças com sua ingenuidade e capacidade de subverter as regras. O público, a um só tempo, se encanta com as trapalhadas clássicas e a espontaneidade dos personagens, e percebe a capacidade crítica e reflexiva do espetáculo.
 
 
Ficha Técnica
Roteiro e Direção – Luciano Draetta
Figurino – Soledad Perez
Cenário – Uro Ferreira e Alejo Linares
Elenco – Alejo Linares e Luciano Draetta
Trilha Sonora – Circo Navegador
Produção – Michel Rodrigues
Técnico de som e luz – Valdinei Silva
Duração – 60 minutos
Indicação etária – LIVRE

Fotos: Tahia Macluf 


Galeria de Fotos

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.