20/01 - 19h - Lançamento livro


Iniciamos o ano de 2020 com muitas atividades! O Espaço Cultural Circo Navegador foi contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. Com os recursos desse prêmio será oferecida uma programação cultural continuada e de qualidade, oportunizando aos sebastianenses o acesso a espetáculos artísticos, aulas, palestras, exibição de filmes e debates.

20/01 às 19h Lançamento do livro “Américo Vespúcio”
O jornalista José Américo Câmera é o tradutor da obra “Américo Vespúcio, a história de um erro histórico” recentemente lançado pela editora Labrador. No dia 20 teremos a oportunidade de ouvir José Américo explicar o porquê deste erro histórico e o autor Stefan Zweig.
Porque a América chama América? Porque homenagear Vespúcio com um continente inteiro com seu nome se não foi ele o primeiro a pisar nestas terras, muito menos era um dos grandes navegadores da época? Para o autor da obra: Stefan Zweig, um dos maiores escritores do século passado, tudo aconteceu por uma série de coincidências. Para outros, como o jornalista Alberto Dines, o biógrafo de Zweig, Américo Vespúcio foi o navegador-divulgador. Enquanto Colombo descobriu terras mas não entendeu a importância do feito, Vespúcio foi quem anunciou que as novas terras descobertas eram  novo continente.
 
20/01 às 20h Exibição do filme “Stefan Zweig Adeus Europa”
O filme será exibido na programação mensal do Cine Clube que sempre traz obras provocativas e proporciona o debate após as exibição. Nesse dia, em especial, o filme dialoga com o lançamento do livro escrito por Stefan Zweig que é o personagem central do filme.
Em 1936 o escritor austríaco, de origem judaica, Stefan Zweig foge do nazismo na Europa e vem para a América do Sul. Passando pelo Rio de Janeiro, Bahia, Buenos Aires, Nova York e Petrópolis, e apaixonado pelo Brasil, Stefan começa a escrever um livro sobre a nova terra. Ele se instala em Petrópolis, a cidade imperial, para escrever. Mas, ao mesmo tempo, fica atormentado com o crescimento da intolerância, barbárie e autoritarismo na Europa.
 


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.