SÁBADOS: Contato Improvisação


AULAS SEMANAIS DE CONTATO IMPROVISAÇÃO
Com Pedro Penuela

Horário: sábados, das 13h às 15h. Até 15/12
Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: R. Mansueto Pierotti, 826 - São Sebastião
Valor: 140 reais mensal ou 40 reais aula avulsa
Informações: (12) 3892-2589

O Contato Improvisação é uma forma de dança surgida nos anos 1970, que propõe um diálogo entre corpos por meio do tato e da sintonização com forças e princípios físicos, tais como peso, gravidade, inércia, alavancas, círculos e espirais, tensegridade, entre outros.

Sua prática envolve aprendizado técnico e também uma atitude de curiosidade e pesquisa das possibilidades do corpo e das relações, ampliando a modulação do tônus muscular, a sensibilidade e a sutileza da percepção, a familiaridade com a instabilidade, a relação multidimensional com o espaço, a atenção ao outro e a si mesmo, a possibilidade de improvisar, escutar e aproveitar o que acontece a cada instante, no encontro.

Nas aulas, trabalharemos progressivamente alguns dos princípios dessa forma de dança, tais como: o sentido da gravidade; o compartilhamento do peso; o eixo em comum; o alongamento da percepção, a mobilidade da coluna; rolamentos e deslizamentos; a comunicação pelo tato; a modulação do tônus muscular; a familiaridade com a queda e a desorientação; a escuta; o fluxo e o momentum; o aproveitamento da energia cinética, entre outros.


Pedro Panuela

Artista da dança, psicólogo e pesquisador do corpo. Faz atualmente doutorado em artes cênicas pela ECA-USP e tem mestrado em psicologia clínica e graduação em psicologia pela USP.

Pratica e investiga Contato Improvisação desde 2006, tendo publicado artigos sobre este tema em revistas especializadas e dado oficinas e aulas dessa forma de dança em diversos contextos, no Brasil e na Itália.

Estudou e praticou CI com professores brasileiros como Ricardo Neves, Diogo Granato, Tica Lemos, Gisele Calazans, entre outros e com professores internacionais como Nita Little, Daniel Lepkoff, Ray Chung, Otto Ramsad, Ralf Jaroschinski, Gustavo Lecce, Eliana Bonard, Nica Andrea, entre outros.

Pesquisa atualmente em seu doutorado a obra de Steve Paxton, criador do CI, tendo entrevistado pessoalmente Paxton em Vermont, EUA e pesquisado os arquivos em vídeo de seu trabalho.

Mais informações: http://pedropenuela.wordpress.com


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.