29,30 e 31/01 Contato Improvisação



Oficina de Dança: Contato Improvisação
Data: 29, 30 e 31/01
Horário: das 19 as 22 horas
Local: Espaço Cultural Circo Navegador, Rua Mansueto Pieroti, 826 - São Sebastião.
Inscrições pelo formulário https://goo.gl/forms/RXfU7YCy2E8uZpcp1
Investimento: R$ 100,00 depósito na conta no final desse texto
São apenas 15 vagas, garanta já a sua!

Temos uma grande oportunidade de conhecer e praticar o Contato Improvisação com os professores Gustavo Lecce  da Argentina, Camillo Vacalebre da Itália e Ricardo Neves do Brasil.

O Contato Improvisação propõe um diálogo físico por meio da troca de peso e contato que possibilita uma profunda percepção de si mesmo e do outro. A técnica, muito difundida no Brasil pelo Estúdio Nova Dança de São Paulo (espaço de práticas corporais extinto em 2006) e pela mestra Isabel Tica Lemos, percursora do Contato Improvisação no Brasil, sempre recebeu uma atenção especial de Ricardo Neves, ator, bailarino, performer, que desde 1997 vem sendo um dos maiores divulgadores desta técnica corporal no Brasil.

Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física. E dentre os principais conteúdos estudados estão o domínio e compreensão do peso, pressão e tração, fricção, o toque e a condução, além de quedas e suspensões.

Ricardo Neves (BRA)
Queda, desorientação e ascensão no Contato Improvisação. Pequenas e grandes quedas transformadas em pousos seguros. Girar buscando a desorientação, o equilíbrio e a queda constante em mudanças de níveis em solos, duos, trios...
Conscientizar nosso alinhamento ósseo para receber e equilibrar o peso do parceiro. Investigar a possibilidade de fazer grandes transferências de peso, sem submeter totalmente a gravidade, trabalhando a sustentação da queda com o menor esforço possível e maior segurança. Dialogando com o contato estão presentes como ferramentas o Aikido, coordenação motora e a ideoknesis junto a reflexões atuais.

Gustavo Lecce (ARG)
Despertando o corpo de uma maneira dinâmica habilitando nossos reflexos para que atuem facilmente em deslizes, espirais e linhas de força, habitaremos a estrutura óssea e suas conexões com o chão e os outros, como também o chão e a vertical. Parados aqui e guiados por um ponto de contato, os bailarinos estimulam a fluidez do movimento, sem saber com exatidão aonde este vai levar. Transportam ou são transportados por forças físicas, já colocadas em jogo. Quando a segurança física está garantida dentro do movimento em um plano mais instintivo, a improvisação encontra um campo mais sutil de jogo.

Camillo Vacalebre (ITA)
Em C.I., como em toda interação, estamos constantemente, de maneira pré-reflexiva e subconsciente, antecipando a finalidade das ações que vemos sendo realizadas por outrxs. Ao observar outrxs agindo e objetos em movimento, prevemos o “presente futuro” de tais ações, gerando representações no cérebro, imitando internamente e ressoando cinestesicamente. Em CI falamos de estado de escuta, de estar no presente, entregar-se à dança e deixar-se guiar por ela. No entanto, a antecipação das ações de outras pessoas e a representação mental de futuros desejados são componentes centrais de toda nossa ação e interação. Estamos no presente, mas sempre um passo a frente. Ver alguém agindo é pressentir o futuro. Ressoar cinestesicamente e estar (pré)dispostxs a múltiplos desfechos são mecanismos à base de nosso ser/estar no/com o mundo. Constantemente atualizamos nossas ações/reações co-engendradas no continuum da dança. O tato acrescenta sentidos, complexidade e profundidade à experiência. Se ver outras pessoas agindo é reverberar cinestesicamente e, de algum modo, prefigurar futuros possíveis, como estes mecanismos e nossa percepções mudam quando interagimos em dança em estado de privação visual? A proposta do workshop é de estruturar o trabalho com períodos extensos de olhos fechados. Inspirado na teoria das células espelho (G. Rizzolatti et al.) e nos conceitos de modelo de futuro desejado (N. Bernstein) e de intencionalidade operante (M. Merleau-Ponty). 

Dados da conta para depósito
Banco do Brasil
Agência 4054-1
Conta Corrente 4134-3 
Luciano José Draetta Ferreira

*Enviar comprovante para: (12) 98173-4402 com NOME


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.