Oficinas Mímica Circo Teatro


De 05/02/2019 até 25/04/2019
GRÁTIS inscrições pelo formulário https://goo.gl/forms/6LWcGDJMGFxdkP2h1​

MÍMICA - terça-feira das 19h às 21h
CIRCO - quarta-feira das 19h às 21h
TEATRO - quinta-feira das 19h às 21h

Local: Espaço Cultural Circo Navegador, Rua Mansueto Pieroti, 826 - São Sebastião.

Idade: acima de 14 anos

O Espaço Cultural Circo Navegador, com apoio do ProAC Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, oferece GRATUITAMENTE 3 modalidades artísticas: mímica, circo e teatro.
O primeiro módulo do curso acontecerá em fevereiro, março e abril. Os interessados devem participar de no mínimo 2 modalidades. O curso oferece certificado para os participantes com frequência mínima de 75% das aulas.


MÍMICA com o professor Alejo Linares

A mímica pelo ponto de vista da narrativa corporal, conjunto de ações que compõem uma história com uso da fala ou não. A linguagem ancestral, antes mesmo de a palavra existir, já tinha caráter narrativo. A pesquisa e aprofundamento da linguagem serão oferecidos para atores e interessados em geral como ferramenta expressivas do corpo individual e do grupo que compõe o Núcleo de Pesquisa.


CIRCO com a professora Beatriz Pierri Daunt

Tem o objetivo de despertar a percepção e consciência corporal por meio de técnicas circenses em aparelhos aéreos de circo (lira, trapézio e tecido), além de técnicas de acrobacias de solo, dança e malabarismos. Numa combinação de desafio a gravidade, respeito aos ricos, disciplina de treinamento e liberdade de expressão, que a arte promove os participantes serão colocados em movimento de criação e contribuirão para o desenvolvimento do Núcleo de Pesquisa.


TEATRO com o professor Luciano Draetta

Serão oferecidas aos participantes técnicas de teatro e palhaço para a criação de uma dramaturgia popular e uma encenação contemporânea. A organização da pedagogia e da dramaturgia desse processo se dá a partir da reunião e organização das técnicas artísticas empregadas na criação das obras do Circo Navegador e acumuladas ao longo de mais de 21 anos, mesclado com a pesquisa de “Dom Quixote” e as habilidades desenvolvidas nas demais oficinas de Circo e Mímica.

Currículos
Beatriz Pierri Daunt é ecóloga e Doutora em Geografia, atualmente aluna do curso de formação Técnica em Dança, pela Etec de São Sebastião. A formação de técnicas em acrobacias de solo foi iniciada ainda criança, como atleta de ginástica artística e saltos ornamentais.  Em 1998, iniciou sua formação em danças brasileiras regionais, participando de diversos grupos de manifestação da cultura popular brasileira, principalmente em grupos de danças regionais de matriz africana. O contato mais profundo com o circo surgiu em 2011, primeiramente nos bastidores, trabalhando em festivais, e no suporte estrutural de espetáculos de rua e circo de lona. Em 2014, iniciou a formação técnica em aparelhos aéreos de circo (lira, trapézio e tecido), e desde então existe uma profunda paixão e dedicação na formação como aerelista e professora de circo.

Alejo Marcelo Linares é um artista argentino radicado no Brasil desde 1992 e desenvolveu sua atividade formativa em Buenos Aires – Argentina, entre 1976 e 1978 na Escuela de Teatro do Diretor Francisco Javier e na Escuela Argentina de Mimo entre 1978 e 1981. De 1981 a 1983 estudou na ETI - Estúdio de Teatro Integral, formando-se como professor, ator e diretor. Em 2004 aperfeiçoou-se em máscaras na UFMG Belo Horizonte e teatro de rua e clown em Caraguatatuba.  Em 2009 cursou o Conservatório Superior de Música “Luis Gianneo” em Cruz de Eje – Córdoba – Argentina. Atuou como ator em espetáculos no Teatro de La Piedad e no Teatro Del Centro em Buenos Aires, entre 1979 e 1983, em paralelo atuou como mímico do elenco estável da Companhia Argentina de Mimo entre 1980 e 1983. No Brasil desenvolveu trabalho e oficinas de mimica, nas cidades de Belo Horizonte-MG e Lages-SC entre 1984 e 1986. Participou da criação Escuela de Teatro Comunitário em Villa Huidobro na província de Córdoba – Argentina entre os anos de 1986 e 1990.
No Brasil, entre 2004 e 2006, atuou com professor de mímica e expressão corporal nas oficinas da Fundacc – Fundação Cultural de Caraguatatuba e participou como ator em peças sob direção de Junior Magresco e Adibailson Cubas.  Foi Curador e jurado do Festival de Teatro Estudantil de Caraguatatuba.  Entre 2004 e 2007 atuou com a Companhia Popatapataio de Caraguatatuba como diretor, preparador de atores, professor de mimica, máscaras e expressão corporal. Em 2007 iniciou a atuação no Circo Navegador com a criação de cenários, preparação de elenco, aulas de mímica e expressão corporal, além de participar como músico do espetáculo “10 anos”. Produziu a Turnê do Circo Navegador pela Argentina em Chile em 2010. Atuou como professor da escola rural em Aiuruoca-Mg de 1998 e 1999, na Escola da Família em 2004 e no Projeto Letras de Luz em 2005 na cidade de Caraguatatuba SP.


Luciano Draetta é Palhaço e Mestre da Cultura Popular, reconhecido em 2017, pelo Prêmio Leandro Gomes de Barros do programa Culturas Populares do MINC. Atua profissionalmente desde 1992 e tem uma formação artística diversificada que vai do circo ao teatro, passando pela música e dança, entre outras habilidades artísticas. Formado em Letras na FASS – Faculdade de São Sebastião, onde desenvolveu a pesquisa: “Comunicação no Circo – Dramaturgia Circense no Início do Século XXI”. Atua como pesquisador de palhaços há mais de 20 anos e criou a exposição “Palhaços de Todos os Tempos”, com orientação de Mário Bolognesi, projeto no qual desenvolveu pesquisa iconográfica, biográfica e bibliográfica, realizou entrevistas com palhaços e familiares e compôs um panorama dos principais palhaços do século XX.
Como diretor artístico e artista do Circo Navegador recebeu inúmeros prêmios em editais governamentais, entre eles, Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Funarte e Proac.
Foi curador e diretor artístico de festivais e participou de comissões técnicas de análise de projetos artísticos para a SEC – Secretaria de Estado da Cultura no PROAC – Programa de Ação Cultural em 2015, FUNDARPE – Fundação de Artes de Pernambuco em 2014, Fundo Municipal de Cultura de Curitiba em 2012 e 2016 e Fundação Cultural de Jacareí em 2013. A vivência do artista em sua pesquisa acadêmica e prática, bem como a visita constante a festivais nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior, contribui muito pra uma visão panorâmica e contemporânea da produção teatral e circense em suas diversas linguagens.


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.