Palhaços de Todos os Tempos


O projeto Palhaços de Todos os Tempos pretende levar ao conhecimento do público um panorama histórico e iconográfico do mundo circense, por meio da exibição de imagens e biografias das principais personalidades que contribuíram para a construção da identidade dos palhaços e do circo no Brasil. A pesquisa iconográfica, biográfica e bibliográfica, orientada de Mário Bolognesi e realizada por Luciano Draetta, que entrevistou palhaços e familiares, compôs um panorama dos principais palhaços do século XX
São 20 banners de 2 x 2 metros cada, nos quais figuram os principais palhaços que marcaram a história circo brasileiro. Com a manutenção da memória dessas importantes figuras, temos o objetivo de evidenciar a importância das matrizes cômicas brasileiras, eternizando personagens como: Benjamin de Oliveira, Arrelia (Waldemar Seyssel), Carequinha (George Savala Gomes), Piolin (Abelardo Pinto), Chic-Chic (Otelo Queirolo), Herrys (Julian Queirolo), Fuzarca (Albano Pereira), Chincharão (José Carlos Queirolo), Torresmo (Brasil José Carlos Queirolo), Pururuca (Brasil João Carlos Queirolo), Figurinha (Nelson Garcia), Picolino (Roger Avanzi), Figurinha (Benedito Sbano),  Chico Biruta (Marco Antonio Eugenio Martini), Tonheta (Antonio Nóbrega), Kuxixo (Hudson Rocha Camargo), Xupetim (José Oscar Espinosa), Xuxu (Luis Carlos Vasconcelos) e Tililingo (Hugo Possollo).
O pesquisador Luciano Draetta é Palhaço e Mestre da Cultura Popular, reconhecido em 2017, pelo Prêmio Leandro Gomes de Barros do programa Culturas Populares do MINC. Atua profissionalmente desde 1992 e tem uma formação artística diversificada que vai do circo ao teatro, passando pela música e dança, entre outras habilidades artísticas. Formado em Letras na FASS – Faculdade de São Sebastião, onde desenvolveu a pesquisa: “Comunicação no Circo – Dramaturgia Circense no Início do Século XXI”.
Como diretor artístico e artista do Circo Navegador recebeu inúmeros prêmios em editais governamentais, entre eles, Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Funarte e Proac.


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.