Vídeo da Biografia do Figurinha



Última semana de espetáculo de graça nas praças do Vale Histórico 
O Circo Navegador apresenta espetáculos gratuitamente com prêmio do Proac e publica a biografia do palhaço Figurinha
 
Essa é a última semana do projeto que foi um sucesso em todas as cidades por onde passou. Já forma mais de 2000 pessoas atendidas gratuitamente nas paças das cidades do Vale do Paraíba e Vale Histórico. No próximo sábo dia 05 é a vez de Areias e no domingo dia 06 o projeto encerram em Silveiras.
A comunidade dessas cidades terá a oportunidade de assitir ao espetáculo “Cirquim do Serafim” e receberá a biografia do palhaço Figurinha que serão distribuidas nas escolas e bibliotecas. O projeto também inclui a montagem de uma cenografia com a exposição de banner que contam um pouco da história dos palhaços brasileiros.
O projeto foi premiado pelo Proac – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Essa iniciativa visa democratizar o acesso as artes apresentando espetáculos em praça pública e presenteia as cidades com uma ação que atenderá toda a população e promoverá uma experiência positiva e um estímulo à memória dos “deliciosos sabores” que o circo proporciona. A expectativa é que mais de 3000 pessoas se beneficiem com esta ação e assistam as apresentações ao longo de todo o projeto. Cada cidade receberá ainda um lote de 50 biografias que serão entregues as Secretarias de Educação e ficarão disponíveis para a população.
 
Muita emoção
O lançamento da biografia de Nelson Garcia, o palhaço Figurinha foi uma grande emoção. No início do projeto, na cidade de Guaratinguetá, mais de 100 pessoas se comoveram com a homenagem ao palhaço Figurinha, contendo uma síntese de sua história. A alegria tomou conta da cerimônia de lançamento com a presença das filhas Ariel Garcia Fernandes Reis e Adriana Garcia, além de netos, bisnetos e genros do biografado. O evento também foi prestigiado pelo prefeito Francisco Carlos, assessores e secretários de Guaratinguetá e região, além da população local.
 
A Biografia
O conteúdo da biografia foi captado junto aos parentes mais próximos por meio de entrevistas. Este projeto vem sendo construido há mais de um ano e agora comemoramos o lançamento de uma luxuosa publicação que trata de maneira muito respeitosa o nosso querido “Nelson Garcia”, o palhaço Figurinha.
Este personagem teve estreita relação com o Vale do Paraíba (sendo sua esposa e sogra nascidas em Guaratinguetá, cidade na qual ainda reside parte de sua família). O palhaço Figurinha pedalava a menor bicicleta do mundo e dava tropeços que tiravam gargalhadas do público. Em meio a tantos improvisos esse personagem tem muita história para ser contada. Foi homenageado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e em Piracicaba, é nome de teatro. “Agora, é hora do Vale do Paraíba lhe homenagear. Viva o palhaço Figurinha, sua história e sua vida queremos brindar. Com música e marmelada, muitas risadas vamos proporcionar!”, diz Diego Galdino, diretor de produção do projeto.
Qual é a necessidade da reconstrução e manutenção da memória de um palhaço?  “Talvez relembrar ou ser o palhaço nos amplie as possibilidades de sermos humanos. A criação da revista será um tributo a Nelson Garcia, ao ser palhaço e ao circo, tal publicação também terá a função de descentralizar suas histórias, religando Figurinha, o Palhaço e o Circo ao interior, em especial a Guaratinguetá e ao Vale do Paraíba. Sendo também, um convite ao espectador/leitor para que – provocado pelo Circo Navegador – descubra um novo olhar sobre sua realidade e sobre si mesmo.” Destaca novamente Diego Galdino, que também é historiador e coautor da pesquisa que deu origem a revista.
 
Projeto
O projeto “Figa, Figuinha, Figura, Figurão – Tributo ao Palhaço Figurinha” tem a função de difundir e fomentar a arte circense no Vale Histórico e Vale do Paraíba, estimular a manutenção da memória e a fruição do circo brasileiro por meio da prática da palhaçada com a realização de 8 apresentações do espetáculo “Cirquim do Serafim” e da publicação da biografia em homenagem ao Palhaço Figurinha e sua família.
Com objetivo de fortalecer a homenagem e ampliar o caráter histórico dos palhaços e do circo brasileiro, o projeto inclui ainda uma cenografia com banners que serão montados em todas as cidades e trazem a biografia e a imagem dos palhaços Figurinha, Piolin, Picoly e Chicharrão revivendo assim a relação desses grandes nomes com a região do Vale do Paraíba.
O projeto traz a tona uma reflexão sobre o ser palhaço nos dias atuais e sua importância para o circo brasileiro.
 
Sinopse do espetáculo “Cirquim do Serafim
Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres.
Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros, da lona, coloridos com fitas de cetim e pequenas lâmpadas. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços.
A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes.
 
O Grupo
O Circo Navegador dedica-se há quase 20 anos a pesquisa de linguagens, criação e produção de espetáculos de circo e teatro. Desde 2002 o grupo está sediado na cidade de São Sebastião, onde mantem um Espaço Cultural e desenvolve uma ação artística continuada.
Já são 7 prêmios realizados entre o Litoral Norte e Vale do Paraíba.  Com uma atuação de destaque nesse período o grupo captou, junto ao governo federal e estadual, e destinou a região aproximadamente meio milhão de reais. Esses recursos foram transformados em arte e cultura de primeira qualidade e distribuídos gratuitamente ou a preços populares. “Temos muita satisfação de poder reverter à população os recursos conquistados por meio de editais públicos. A população merece todo o nosso empenho na democratização do acesso levando arte por toda parte. Nossa ação chega a cidades muito pequenas que não tem uma continuidade de programação e esse projeto pode contribuir para o atendimento de camadas da sociedade que não estão atendidas por outras ações culturais. Afirma o diretor artístico do projeto Luciano Draetta.
 
 
Ficha Técnica do Projeto
Coordenação Artística: Luciano Draetta
Coordenação  Técnica: Alejo Linares
Direção de Produção: Diego Galdino
Assistência de Produção: Michel Rodrigues
Técnico de som: Valdinei da Silva
Elenco: Alejo Linares e Luciano Draetta
Pesquisa Histórica: Diego Galdino
Editora da Revista: Regina Magalhães
Autor do Texto: Fred Linardi

Serviço
 
Cidade: AREIAS
Data: 05/03
Local: Praça Senhor Bom Jesus
Horário: 20h
 
Cidade: SILVEIRAS
Data: 06/03
Local: Praça Padre Antônio Pereira de Azevedo (PRAÇA DA MATRIZ)
Horário: 20h


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.