26/04 Caiçaras-a margem do Brasil



O documentário “Caiçaras - Às margens do Brasil”, de Guilherme Rodrigues, aborda a vida e a cultura da população caiçara que reside no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e em várias comunidades espalhadas por toda a costa do estado de São Paulo. O trabalho revela os fatores que colocam em risco suas tradições, como turismo excessivo, especulação imobiliária, grilagem de terras, implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por esse povo e ameaça da indústria petrolífera com a atual exploração dos campos de pré-sal.
Baseados em um modo de vida de subsistência, os caiçaras se mantêm longe dos olhos e da compreensão da maioria das pessoas, especialmente dos turistas. Festas, músicas, artesanatos e confecção de canoas são algumas das manifestações que fazem parte de uma cultura rica, mas frágil. Com o aumento ostensivo do turismo, locais à beira mar ocupados tradicionalmente por populações caiçaras tornam-se alvo de especulação imobiliária, obrigando essas populações a migrarem para a periferia das cidades. O distanciamento do mar, sua razão de existência, somado à falta de interesse dos jovens caiçaras pela preservação de sua cultura e identidade frente aos atrativos da vida moderna, afetam diretamente a vida e tradição desse povo. A confecção de canoas típicas caiçaras, por exemplo, pode estar vivendo seus últimos dias nas mãos dos artesãos mais antigos.
Projeto independente, de qualidade técnica e documental, a obra foi gravada entre os anos de 2013 e 2015. Ela apresenta entrevistas de caiçaras, líderes comunitários e pesquisadores de diversas universidades brasileiras que trabalham com essa população. Também foram documentadas as principais manifestações culturais, eventos e festas tradicionais. Enfatizando ainda mais seu valor documental, sua trilha sonora é inteiramente composta por músicas típicas caiçaras.
“Caiçaras - Às margens do Brasil” tem o objetivo e mérito de despertar o interesse dos mais jovens para a preservação de sua cultura, conscientizar turistas e litorâneos sobre as consequências da especulação imobiliária e do turismo intenso para o povo caiçara e, finalmente, gerar debate com entidades públicas para a elaboração de políticas que visem preservar sua cultura e tradição.
CAIÇARAS - ÀS MARGENS DO BRASIL (Brasil, 2017; 88 minutos)
Roteiro, produção, direção, fotografia e som direto: Guilherme Rodrigues
Montagem, edição e finalização: Thomas Knaus

SERVIÇO:
Filme: "Caiçaras - Às margens do Brasil"
Data: 26/04/18 (quinta)
Horário: 20h
Local: Espaço Cultural Circo Navegador
Endereço: Rua Mansueto Pierotti, 826
ENTRADA FRANCA
Informações: (12) 3892-2589


© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.