Lab Ideias – Programa Piloto



No dia 20 de julho de 2016 nos reunimos no Espaço Cultural Circo Navegador para gravação do programa piloto da websérie “Lab Ideias - Discuções Horizontais”. Essá é uma das coisas preciosas que acontecem em tempos de crise. Indignados com a opressão e o duro golpe político que estamos sofrendo, resolvemos nos manifestar e "contaminar" as pessoas para a prática das potências e autonomias. O resultado foi um encontro de pessoas incríveis que discutiram a eduação, a cultura, a política e o ativismo. Nesse episódio conseguimos confirmar a eficiência do modelo e nos propomos a seguir com a gravação, edição e publicação da websérie. Por enquanto o projeto ainda não conta com financiamento e estamos construindo esse pedaço da história com o nosso esforço e a colaboração dos amigos.


O que é “Lab Ideias”?

“Lab Ideias – Discussões Horizontais” é uma websérie com programas de aproximadamente 25 minutos, com a finalidade de potencializar e dar protagonismo aos atores sociais que podem impactar na construção de uma sociedade mais ética. O programa foi criado por Paulo Alberton e Luciano Draetta e é gravado no Espaço Cultural Circo Navegador em São Sebastião - SP.

Estamos estimulando a criação de espaços de comunicação pautados pela autogestão, que possibilitem o diálogo democrático, inclusivo e horizontal, com a finalidade de aquecimento de redes e interação entre as pessoas, suas representações e instituições.

Esse projeto oferece uma opção a visão hegemônica e padronizadora dos meios de comunicação convencionais. Como mídia alternativa, a websérie é produzida a partir de uma perspectiva libertária, fazendo frente ao ponto de vista dominante. Com uma escuta sensível dos participantes, estimulando a produção do conhecimento e a percepção da importância dos participantes na construção de sua própria história.

“Lab Ideias” apresenta-se como uma ferramenta de comunicação e construção do pensamento e nutre o diálogo, estimula a cidadania, aquece redes, identifica referências regionais, promove o encontro intergeracional e valoriza as narrativas pessoais e únicas.

 

Formato

O formato do programa é a dinâmica de conversação e potencialização chamada “Aquário”, onde uma roda central com quatro cadeiras é o espaço da fala e uma roda externa com vinte cadeiras é o espaço da escuta; todos os participantes têm direito a fala, bastando tocar no ombro de qualquer participante da roda central, assumindo esse lugar e pedindo a palavra.

O encontro presencial tem duração de 90 minutos que são editados para a plataforma digital em versão compacta de aproximadamente 25 minutos. A versão eletrônica é complementar a experiência presencial, pois ela é gerada a partir de um encontro de pessoas em roda, cara-a-cara, íntimo e transparente, o que traz o tom de veracidade que só esse formato permite, e acima de tudo as escolhas de posicionamento de câmera asseguram a sensação de presença e participação para o expectador da web.

Neste programa, a mediação é diluída entre todos os participantes, que se estimulam e organizam de maneira autônoma, enquanto duas câmeras muito ágeis e intimistas registram as falas, os olhares e as emoções, a partir de uma perspectiva muito delicada que permite ao público da web a sensação de presença e interação com os participantes. A escolha de formato traz, a um só tempo, a veracidade das falas, a noção de horizontalidade, o exercício da escuta atenta e sensível, a prática da democracia e a sensibilidade dos participantes.

 

Créditos

Produção: Luciano Draetta

Direção: Paulo Alberton

Câmeras: Paulo Alberton e Neves Pereira

Montagem: Paulo Alberton

Equipe de produção:

Adriana Fiorito Lorenzetto

Alejo Linares

Neves Pereira

Renato Douglas

Valdinei Silva

Vanessa Monteiro

 

Agradecimento:

AMES - Associação de Amparo à Mulher Sebastianense

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.