Histórias de Circo Sesc São José dos Campos



Foi realizado no Sesc São José dos Campos o encontro "HISTORIAS DE CIRCO" com a participação de Ariel Garcia e Luciano Draetta.

Relatos de quem viveu muito próximo de grandes palhaços brasileiros. Histórias da vida dentro e fora da lona do circo. Convidados: Ariel Garcia, filha de Nelson Garcia (palhaço Figurinha) e neta de Abelardo Pinto (palhaço Piolin) e Luciano Draetta, do Circo Navegador. 
Esta iniciativa do Sesc São José dos Campos apresentou um pouco do projeto “Figa, Figuinha, Figura, Figurão – Tributo ao Palhaço Figurinha” que foi premiado pelo edital do Proac de Circulação de Circo em 2015. Com essa iniciativa temos a função de estimular a manutenção da memória e a fruição do circo brasileiro por meio de: apresentações de espetáculos, publicação da biografia do palhaço Figurinha, lançamento da publicação com tarde de autógrafos, mesas de apresentação da pesquisa e bate-papo com a equipe de criação e pesquisa da biografia, e com familiares do palhaço.
Guaratinguetá e o Vale do Paraíba tem uma grande participação na história do circo brasileiro, pois foi nessa cidade que Piolin, o Rei dos palhaços, honrou a tradição que diz que “palhaço é ladrão de mulher”. Pois foi o que aconteceu: Abelardo Pinto, o Piolin, encantou-se com uma moça de “Guará”, chamada Benedita Lopes França, e com ela fugiu, o resultado foi a formação de mais uma família circense. A filha de Piolin, Ayola Pinto, casou-se com Nelson Garcia, o palhaço Figurinha, o qual foi motivo do nosso projeto e tem a sua biografia impressa em uma luxuosa publicação.

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.