Palhaços de Todos os Tempos



O projeto Palhaços de Todos os Tempos é uma criação do pesquisador Luciano Draetta, com orientação do livre docente Mário Fernando Bolognesi (Diretor do Instituto de Artes da UNESP). Foi contemplado com o Prêmio de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo 2004, Prêmio Funarte Carequinha 2006 e Prêmio Funarte Artes na Rua 2013. O resultado dessa pesquisa são 20 banners de 2 x 2 metros, que compõem uma exposição de caráter histórico e pode ser montada como circo “tomara que não chova”, em forma de totens triangulares, banners lineares (em parede) ou semicírculo.
A organização do conteúdo histórico e iconográfico resulta em um panorama da grande contribuição que os palhaços e os circos deram para a cultura brasileira. A maior parte da população, desde a chegada do circo ao Brasil, até meados do séc. XX, teve acesso as artes por meio do circo, que guardadas as devidas proporções, deve ter sido a internet, desses tempos remotos, levando embaixo de sua lona a novidade, o diferente, o conhecimento, o desconhecido, o sonho, enfim, esta foi mais do que uma manifestação artística ou uma forma de vida, o circo foi um anunciador dos novos tempos.
Considerando as transformações do circo, do espectador e da cultura brasileira, ao longo do tempo, apresentamos o projeto Palhaços de Todos os Tempos, como uma proposta de manutenção da memória e valorização das principais personalidades que contribuíram para a construção da história do circo e dos palhaços brasileiros.
 
 
"Palhaços de Todos os Tempos, através de alguns dos expressivos palhaços brasileiros, homenageia a façanha do riso em meio ao risco e ao temor que o espetáculo de circo suscita. Certamente, muitas ausências serão notadas. De fato, não há como apresentar um panorama contundente de toda a riqueza da arte clownesca que se efetivou em nossos palcos, auditórios e picadeiros. Os ausentes devem se sentir, representados por esses outros, alguns conhecidos e com certa fama, outros, desconhecidos do grande público."
Mario Fernando Bolognesi
 
 

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.