Palhaço de Todos os Tempos - Toten



Esse projeto pode ser montado em pátios de escolas, instituições socioculturais, entre outros locais de cunho educacional e cultural.
O projeto Palhaços de Todos os Tempos pretende levar ao conhecimento do público um panorama histórico e iconográfico do mundo circense, por meio da exibição de imagens e biografias das principais personalidades que contribuíram para a construção da identidade dos palhaços e do circo no Brasil.
São 20 banners de 2 x 2 metros cada, nos quais figuram os principais palhaços que marcaram a história circo brasileiro. Com a manutenção da memória dessas importantes figuras, temos o objetivo de evidenciar a importância das matrizes cômicas brasileiras.
Os banners são montados em ordem cronológica de acordo com a data de nascimento dos artistas criando uma dinâmica histórica. Cada uma dessas imagens é composta pela foto do palhaço em tamanho natural, nome artístico, nome civil, data de nascimento, data de falecimento e uma breve biografia, tudo isso, ambientado em um desenho que lembra uma arquibancada de circo.
Sugerimos um palhaço com a função de artista/monitor que pode apresentar a exposição aos visitantes. Este personagem interage com a história e com as figuras estampadas nos banner, estimulando o conhecimento de maneira lúdica e dando vida aos bordões e gags desses palhaços.
A ação pedagógica, quando reforçada com a atuação de palhaços (monitores) estimula a curiosidade e amplifica a capacidade de interação entre os visitantes e o conteúdo.
Outra ação complementar é a apresentação do repertório de espetáculos do Circo Navegador que proporciona a percepção da importância da valorização da pesquisa das matrizes cômicas brasileiras. Toda a produção do grupo está apoiada na estrutura dramatúrgica do circo com a revisitação a reprises e gags clássicas a partir de um olhar contemporâneo.
 

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.