Sesc Taubaté

Biografia do Palhaço Figurinha

Data: 12/02/2017
Horario: 16:00
Local: Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 - Barranco, Taubaté - SP

Telefone: (12) 3634-4000

Preço: Grátis





No dia 12/02/2017 às 16hs será realizado no Sesc Taubaté a apresentação e distribuição da revista "Palhaço Sobre Rodas - Tributo ao Palhaço Figurinha". A entrada é franca e os visitantes terão a oportunidade de ouvir as histórias desse grande Palhaço narradas pela sua filha Ariel Garcia, que trará relatos de quem viveu muito próximo de grandes palhaços brasileiros, histórias da vida dentro e fora da lona do circo. Ariel Garcia é filha de Nelson Garcia (palhaço Figurinha) e neta de Abelardo Pinto (palhaço Piolin). Diego Galdino historiador e pesquisador de circo, fará a mediação e estimulará a plateia para conhecer um pouco mais dessa iluestre figura.
Esta iniciativa do Sesc Taubaté apresentará um pouco do projeto “Figa, Figuinha, Figura, Figurão – Tributo ao Palhaço Figurinha” que foi premiado pelo edital do Proac de Circulação de Circo em 2015. Com essa iniciativa temos a função de estimular a manutenção da memória e a fruição do circo brasileiro por meio de: apresentações de espetáculos e bate-papo com a equipe de criação e pesquisa da biografia, e com familiares do palhaço.
O Vale do Paraíba tem uma grande participação na história do circo brasileiro, pois foi nessa cidade que Piolin, o Rei dos palhaços, honrou a tradição que diz que “palhaço é ladrão de mulher”. Pois foi o que aconteceu: Abelardo Pinto, o Piolin, encantou-se com uma moça de “Guará”, chamada Benedita Lopes França, e com ela fugiu, o resultado foi a formação de mais uma família circense. A filha de Piolin, Ayola Pinto, casou-se com Nelson Garcia, o palhaço Figurinha, o qual foi motivo do nosso projeto e tem a sua biografia impressa em uma luxuosa publicação.

Foto: Diego Galdino

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.