Lab Ideias – Discussões Horizontais

Lab Ideias Vereadores: representantes e representados

Data: 07/09/2016
Horario: 19:00
Local: Espaço Cultural Circo Navegador - Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia - São Sebastião

Telefone: 12 3892-2589 / Site: https://goo.gl/forms/aXdAh7D7TwbGH1mR2

Preço: Grátis inscrições https://goo.gl/forms/aXdAh7D7TwbGH1mR2





Lab Ideias Vereadores: representantes e representados
“Lab Ideias – Discussões Horizontais” é uma web série com programas gravados no Espaço Cultural Circo Navegador e exibidos pelo YouTube
O debate entre candidatos a vereadores e eleitores será realizado no dia 07 de setembro as 19 horas no Espaço Cultural Circo Navegador, em São Sebastião, na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 02/09 no formulário google https://goo.gl/forms/aXdAh7D7TwbGH1mR2 após a avaliação das fichas de inscrição a confirmação será feita por e-mail.
 
O programa abre novas perspectivas de comunicação
Uma grande mudança está acontecendo, basta olhar para o lado. As estruturas rígidas de poder já não fazem mais sentido e a construção de uma sociedade mais justa se faz a partir da escuta sensível daquilo que as pessoas tem a dizer e do fortalecimento das redes de relacionamentos.
Pois é nessa direção que caminha o projeto “Lab Ideias – Discussões Horizontais” criado por uma equipe de ativistas da arte e da cultura. A partir de reuniões realizadas no Espaço Cultural Circo Navegador o grupo refletiu sobre possibilidades de inspirar a comunidade para a construção de um mundo mais ético e justo. Depois de várias discussões sobre essas questões, o documentarista Paulo Alberton apresentou um formato de debates em que todos os participantes tem a possibilidade de se expressar.

O que é o Lab Ideias?
“Lab Ideias – Discussões Horizontais” é uma web série com programas de aproximadamente 25 minutos exibidos pelo YouTube com a finalidade de potencializar e dar protagonismo aos atores sociais que podem impactar na construção de uma sociedade mais ética. O programa é um espaço de diálogo que tem por princípio ser democrático, inclusivo e horizontal com a finalidade de aquecimento de redes e interação entre as pessoas, suas representações e instituições.
Como mídia alternativa a web série será produzida a partir de uma perspectiva libertária, fazendo frente ao ponto de vista dominante. Com uma escuta sensível dos participantes, estimulando à produção do conhecimento e a percepção da importância dos participantes na construção de sua própria história.
Lab Ideias apresenta-se como uma ferramenta de comunicação e construção do pensamento e nutre o dialogo, estimula a cidadania, aquece redes, identifica referências regionais, promove o encontro intergeracional e valoriza as narrativas pessoais e únicas. O vídeo do projeto piloto fala por si, acesse em https://www.youtube.com/watch?v=fAqRsPkktc0

Formato
O formato do programa é a dinâmica de conversação e potencialização chamada Aquário, onde uma roda central com quatro cadeiras é o espaço da fala e uma roda externa com vinte a trinta cadeiras é o espaço da escuta; todos os participantes tem direito a fala, bastando tocar no ombro de qualquer participante da roda central, assumindo esse lugar e pedindo a palavra.
O debate presencial tem duração de 90 minutos que serão editados para a plataforma digital em versão compacta de aproximadamente 25 minutos. A versão eletrônica é indissociável da experiência presencial, pois ele é gerado a partir de um encontro de pessoas em roda, cara-a-cara, íntimo e transparente, o que traz o tom de veracidade que só esse formato permite, e acima de tudo as escolhas de posicionamento de câmera asseguram a sensação de presença e participação para o expectador da web.
O equivalente a mediação nos formatos convencionais, nesse programa, é diluído por vários participantes, que aqui chamamos de provocadores. Eles têm a função de estimular a comunicação, aprofundar assuntos e manter o foco na temática proposta.
Duas câmeras muito ágeis e intimistas registram as falas, os olhares e as emoções, a partir de uma perspectiva muito delicada que permite ao público da web a sensação de presença e interação com os participantes. A escolha de formato traz, a um só tempo, a veracidade das falas, a noção de horizontalidade, o exercício da escuta atenta e sensível, a prática da democracia e a sensibilidade dos participantes.
 

© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.