Treboada- causos caiçaras por Neide Palumbo

Data: 19/10/2017
Horario: 20:00
Local: R. Mansueto Pierotti, 826

Telefone: 12 3892-2589

Preço: Grátis




Projeto  Treboada- causos caiçaras por Neide Palumbo

Quem já teve a preciosa chance de ouvir a contadora de "causos" caiçaras, Neide Palumbo, jamais se esquece! São histórias divertidas e encantadoras, com uma grande riqueza de detalhes, e que contam sobre o jeito de ser do caiçara expresso atravé do sotaque, dos costumes, da gestualidade e respeito a natureza.

Por isso, nós do grupo TREBOADA - que quer dizer trovoada na linguagem caiçara - nos reunimos para que esses "causos"possam ser vistos por muitas pessoas em muitos lugares.

Neide Palumbo é caiçara de São Sebastião. Formou-se professora e lecionou por muitos anos nas praias e comunidades do Munícipio. Dava aulas em escolas afastadas onde só se ia de barco de banana. Passava a semana com as crianças e as famílias e, assim foi colecionando histórias e reinventando ao seu jeito.

De lá pra cá, o Litoral Norte de São Paulo tem passado por muitas mudanças, vieram as estradas, a Petrobrás se instalou, o Porto cresceu e a quantidade de turistas aumentou muito. Nesse panorama, todos os setores da vida social mudaram gerando tensões, convulsões sociais e desconfortos ocasionados por conflitos de interesses e disputas por quem quer garantir um lugar ao sol.

Embora Neide continue contando os seus causos, se nada fizermos, esses relatos da cultura caiçara tendem a desaparecer. Um futuro árido, despido de história, e sem referências.

Mas, queremos um outro futuro - muito melhor e sustentável! - e precisamos da sua ajuda. Achamos que a melhor forma de registrar o trabalho da Neide é através de vídeos dos seus causos. Não basta ler ou ouvir, é preciso vê-la!

Juntamos uma incrível equipe e vamos gravar dois lindos vídeos, com trechos de animação, música, e um design todo especial. Cada vídeo contém um causo da Neide: da panela de pressão, do cachorro treboada, das latas que foram achadas boiando nas praias. Todos causos divertidos que tem, no seu conteúdo, metade verdade e metade criação.

Esses vídeos serão disponibilizados gratuitamente para escolas, pesquisadores e para todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre o universo da cultura caiçara.

E não vamos parar por aí, queremos organizar todos os vídeos num aplicativo para celular onde além dos causos teremos o glossário das palavras caiçaras e uma área interativa baseada nos causos e no acervo de desenhos. Projeto ambicioso que começa aqui junto com você!

Escolhemos o modelo flex do catarse porque, qualquer que seja a arrecadação, podemos ter uma ação que já se justifica, como fazer uma gravação de tudo em estado bruto, editar um vídeo, dois, três, nove... ou, quem sabe, desenvolver o aplicativo todo!

Dá uma olhada nas recompensas bacanas dos nossos parceiros, e vamos tirar esse projeto do papel!

___

Equipe TREBOADA

Neide Palumbo - contadora de causos caiçaras

Paulo Alberton - cineasta

Isabel Galvanese - ilustradora

Bia Porto - designer

Isabel Palumbo - assessoria de imprensa e mídias sociais

Emanuel Araújo - educador

Marcos Tozzi - programador

Gabriel Melchert - gestor



© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.