Arte Por Toda Parte

Cirquim do Serafim

Data: 13/05/2017
Horario: 19:00
Local: Praça de Maresias

Preço: Grátis





O projeto cultural “Arte Por Toda Parte” da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana (FUNDASS), em parceria com o Circo Navegador, continua neste final de semana levando arte e entretenimento para diversos bairros da cidade, gratuitamente.

No dia 13 de maio, às 16h, a escola municipal Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, Costa Norte, será o palco do projeto com a apresentação da peça "Quixotes". A fanfarra da escola também irá participar do projeto, pois irá presentear a comunidade com um show de música e talento antes de começar a peça.

No dia 14, domingo, às 19h, a Praça Internacional do Surfe, em Maresias, receberá a apresentação do "Cirquim do Serafim". Para abrilhantar ainda mais o projeto, a fanfarra da escola municipal Edileusa Brasil Soares de Souza também proporcionará uma grande apresentação para todos que estiverem no local.

Encerrando a programação de maio, dia 21, domingo, às 17h, o Projeto Arte Por Toda Parte se apresenta na Rua da Praia com a peça "Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?".

Já no mês de junho as apresentações serão feitas no bairro São Francisco, na Vila Sahy, Maresias, e na região Central, em frente à Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), na Rua da Praia.

Confira a programação:

"Quixotes" (13/05 – Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano/Enseada, às 16h)

A direção de Mário Bolognesi e a dramaturgia de Andreia de Almeida trazem à cena uma dupla de atores mambembes, que chega ao espaço cênico para contar a história do cavaleiro que acreditava em poder consertar o mundo. Durante a narrativa, confundem-se as aventuras e desventuras escritas por Cervantes com a própria trajetória de artistas que são. Assim como as personagens que representam, acreditam em poder transformar o mundo. A encenação propõe uma dinâmica que envolve o espectador na trama, a partir de trechos do texto original, adaptações, construções físicas e textuais, danças brasileiras, contato-improvisação e uma musicalidade que traz à tona a brasilidade dos vários "Sanchos" e "Quixotes" que moram em nosso país. Duração: 60 minutos/ Classificação: Livre.

"Cirquim do Serafim" (14/05 – Praça Internacional do Surfe, em Maresias, às 19h)

Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém, feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa caminhada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres. Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros, da lona, que são coloridos com fitas de cetim e pequenas lâmpadas. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços. A espera pelo Seu Serafim, o dono do circo, é o motivador dos palhaços esfomeados que vão trapaceando um ao outro em busca de passar o tempo e enganar a fome, enquanto a plateia se diverte com as trapalhadas clássicas e as soluções inusitadas para problemas inexistentes. Duração: 60 minutos/ Classificação: a partir de 4 anos.

"Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?" (21/05, em frente à SECTUR, Centro, às 17h)

Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, este personagem provoca o público para uma vivência divertida e "descompromissada", por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância. Os recursos utilizados no espetáculo são: o "velho e bom" jogo de Palhaço, aliado às habilidades como malabarismo e mágica Cômica. Surubim, com ajuda do palhaço Salsicha, cria confusões típicas do circo tradicional e encanta a plateia de forma poética, num misto de ingenuidade e astúcia. Duração: 55 minutos/ Classificação: Livre.



© 2015 Circo Navegador. Todos Direitos Reservados.