(12) 2101-8249
(12) 2101-8249
Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826 - Vila Amélia
São Sebastião - SP

Vanessa Stropp

Diretora de Produção

Nascida em São Sebastião, trabalha com terceiro setor e organizações culturais desde 2007, quando integrou, como coordenadora de projetos, o Instituto Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, o CUCA da UNE. Em 2009 compôs a coordenação da 6ª Bienal de Cultura e Arte da UNE, festival que reuniu, na cidade de Salvador, cerca de 5 mil estudantes oriundos de todas as regiões do Brasil, além de 10 mil moradores. 

Nesse período, participou da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e teve seu trabalho reconhecido pelo MinC com o Prêmio Tuxáua. Posteriormente, em 2010, como produtora executiva do espetáculo UNE canta Brasil: 50 anos esta noite, recebeu o prêmio de Interações Estéticas, da Funarte. Assina pesquisa e produção executiva do documentário Repare Bem, dirigido por Maria de Medeiros e premiado com o Kikito de melhor documentário no 41º Festival de Cinema de Gramado.

Desde 2011, como fundadora e presidente do Instituto Brasil Vivo, é responsável pela elaboração de projetos organizados pela entidade. Entre 2013 e 2016 atuou como gestora do Centro Cultural Cortiço, um espaço de encontro e convivência da juventude de São Paulo, com objetivo central de celebrar a cultura brasileira e o saber popular, estabelecendo diálogos com universidades e o pensamento acadêmico. 

Nos últimos anos, em São Sebastião, a partir das linhas de ações do Ponto de Cultura Brasil Vivo, participou da fundação do Fórum de Cultura do Litoral Norte em 2017, bem como a realização de encontros sequentes. Também produziu a série Tem Sim Senhor, em 2018. Em 2019, realizou juntamente com o Coletivo Caiçara de São Sebastião e com uma equipe formada integralmente por caiçaras, o Circuito de Canoa Caiçara, projeto que passa a ter uma abrangência regional, em todo Litoral Norte, em 2021.